
Prólogo
Ao começar a trabalhar em executive search, rapidamente percebi que havia um grande desconhecimento no mercado sobre este tema. Muitos gestores de pessoas e recursos humanos revelavam algum desconhecimento e ideias muito vagas e equivocadas sobre o serviço. Quando lhes perguntava, não conseguiam nomear mais que duas empresas de executive search multinacionais, nem conheciam empresas de executive search em Portugal.
O que o Executive Search não é
Há quem acredite que o processo de executive search passa apenas por manter relações próximas com executivos, conhecendo suas competências e motivações. Não obstante, e considerando os largos milhares de executivos em Portugal cujas aspirações mudam rapidamente, fica claro que essas relações privilegiadas se consubstanciam apenas numa pequena gota no oceano.O que é, então, o Executive Search?
O executive search visa encontrar e selecionar os perfis executivos mais alinhados com as necessidades estratégicas das organizações – em termos de resultados, missão, visão e valores, cultura organizacional, visão estratégica de negócio – usando metodologias específicas de headhunting. O headhunting envolve a pesquisa direta de candidatos no mercado de trabalho, de forma mais invasiva, alcançando aqueles candidatos não reativos (normalmente aqueles que vão figurar numa shortlist) de maneira discreta.Quem é o Executive Searcher?
O executive searcher é um profissional experiente na pesquisa e seleção de executivos, com profundo conhecimento de mercado e uma capacidade excecional de avaliar pessoas e contextos organizacionais. Geralmente tem um histórico em cargos de alta gestão, o que lhe permite antecipar o alinhamento entre os candidatos e as organizações para as quais trabalha. Atua com rigor, excelência e ética, altamente focado nos superiores resultados organizacionais ambicionados.O Processo e algumas métricas
Um processo de executive search é extremamente rigoroso e exigente, passando por várias etapas, nomeadamente:- Avaliação da necessidade
- Levantamento do perfil
- Avaliação da cultura organizacional
- Definição do mercado alvo
- Pesquisa de candidatos (largas centenas, normalmente)
- Pedidos de referenciação
- Primeiras entrevistas (triagens, largas dezenas)
- Entrevistas CBBI – Competency Based Behavioral Interviewing (8 a 15 candidatos)
- Apresentação da shortlist (3 a 4 candidatos)
- Benchmarking do mercado para a função e no setor
- Entrega dos relatórios de entrevista:
- Track record do candidato
- Análise de competências
- Perfil comportamental
- Ética e integridade
- Motivação para a mudança
- Expectativas (projeto, desafio, salário e benefícios)
- Outras informações relevantes
- Apoio no agendamento de entrevistas
- Apoio na negociação (se e quando necessário)
- Garantia de recolocação de 12 meses.
Vantagens do Executive Search
- Qualidade: Realizado por profissionais competentes e experientes, garantindo uma correta identificação de competências técnicas e comportamentais, alinhamento cultural e de pessoas para futuros resultados organizacionais.
- Confidencialidade: Processo conduzido de forma discreta, garantindo total sigilo no tratamento das informações.
- Assertividade: Estratégias proativas garantem a identificação dos melhores candidatos, ideais para perfis de elevada raridade e forteb impacto no negócio.
- Redução do Risco: O processo meticuloso reduz o risco de uma má contratação, aumentando a probabilidade de encontrar pessoas alinhadas ao projeto. Uma má contratação de um perfil executivo poderá ter um impacto negativo imenso – até de médio e longo prazo – para a organização.
Desafios e Custos
Apesar das vantagens, por que motivo poucas empresas recorrem a esse serviço? Principalmente, pela falta de hábito e por não entenderem o verdadeiro impacto no negócio de um processo que lhe traz profissionais de excelência, capazes de gerar resultados extraordinários. Depois, devido ao custo e à exigência do processo. Consultoras de executive search geralmente cobram um terço do valor do processo na adjudicação e fees entre 20% a 33% do pacote salarial anual do profissional a recrutar. Porém, é inegável que o processo conduz a resultados de sucesso e a recuperação do investimento é praticamente imediato – desde que as organizações estejam dispostas a confiar no executivo que acabaram de contratar e o deixem trabalhar e fazer a sua magia (mas este é um tema para um futuro artigo).
Pedro Branco
Executive Headhunter
Especialista em recrutamento de alto nível, gestão de talentos e desenvolvimento de carreira, é dedicado a potenciar pessoas, equipas e organizações através de estratégias inovadoras de desenvolvimento de talento e liderança.
Gestão de Carreira Planeada: Benefícios e Estratégias
3 de Novembro, 2024